O Treino Mental

05-02-2012 20:55

O treino mental é algo que nos dias de hoje é cada vez mais importante na performance de um atleta de topo.

Numa Era em que os limites fisicos do ser Humano ja foram explorados quase até ao limite, cada vez mais é preciso ganhar através da parte mental.

 

Pensem se é justo um atleta ser treinado a nivel mental, pensem o que isso pode trazer de compensador, pensem se todos podem e conseguem ser treinados a nivel mental.

 

Eu penso que o treino mental é algo de bom e pode ajudar. Mas o mais importante é nascer com a mente forte (não falo no nivel de Q.I., mas sim noutros aspectos mais profundos), e quando digo nascer, digo mesmo nascer, pois algumas coisas são inatas.

Mas penso tambem que a maior parte das coisas vamos adquirindo com a vida, isso sim, torna-nos mais fortes.

 

Não sei se tenho a mente mais forte do Mundo, mas tenho a certeza que a mais fraca tambem não a é.

No desporto em que estou atualmente a competir (orientação pedestre) a experiencia é um dos fatores mais importantes, e no desporto em geral, um dos grandes fatores de sucesso é estar integrado numa grande equipa, onde existe competição interna (dentro do mesmo ecalão do mesmo clube).

Eu infelizmente não tenho nada disso. Tenho uma grande Familia (amigos e familiares) que mme incentivam e apoiam no que podem. Não lhes posso pedir mais.

Mesmo assim, com apenas 1 ano a competir e treinar asério e sem competição interna, consigo estar dentro dos melhores, treinar 90% das vezes sozinho, e manter o nivel de motivação e confiança elevados.

 

Não me quero estar a auto elogiar, mas isto é a minha realidade, e encontro tambem no auto elogio uma forma de me motivar.

Na realidade em que estou inserido se tivesse o tal treino mental, penso que poderia chegar muito mais longe. Se num ano cheguei aqui, em 10 anos onde poderei chegar??

 

Contacto

Samuel Leal

Portugal

Samuel Matos Leal

Nascimento:  20/3/1994

174 cm

57 Kg

Pé: 43

Veste: S