Volto a escrever!!! Semana em França e Campeonato Ibérico em Cordoba

27-03-2012 17:58

Começo por explicar qual o motivo pelo qual não escrevo no meu site à mais de 2 semanas. Não tenho escrito porque, tenho estado muito ocupado com os treinos a escola, etc. E também devido às duvidas que pairavam sobre a minha ida à França, naquela que vai ser uma semaninha em treinos com o Grupo Seleção de Orientação Pedestre. Eu acreditava que iria ser convocado, mas a atual situação economica faz com que federações e Clubes ponham os atletas numa situação delicada, comprometendo não a performance dos atletas, mas sim os resutados de Portugal no estrangeiro. E mais não vou comentar, pois não é da minha conta, compete-me é treinar e fazer das tripas coração na hora de representar Portugal!

 

Agora que voltei a escrever vamos ao que interessa:

 

Campeonato Ibérico em Cordoba (Espanha)  1° Mão.

3 Etapas a contar para o Camp. Ibérico.

Dessas 3 etapas, 2 eram a contar para o Ranking da Taça de Portugal e para o troféu que se estava a realizar.

 

No Sabado com apenas 5 horas de sono nas ultimas 48 horas fui correr a primeira etapa, que era uma média.

Entrei com um grande ritmo, não tendo cometido erros, até cerca de meio da prova, onde perdi 5min em 3 pontos consecutivos!!

Nessa altura também so me apetecia era deitar-me numa sombra e dormir, a falta de dormir sentui-se principalmente para o final.

Classifiquei-me em 7° (3° Portugues). Quase a 4min do 1° portugues, basicamente perdi a etapa nesses 3 pontos, não foi um bom resutado, mas não conseguia mesmo fazer mais nada, tal era o cansaço.

 

 

Ainda no nesse dia, realizou-se a prova de Sprint, Eu abdiquei dessa prova, por sua vez também abdico assim de ser Campeão Ibérico, mas também não o poderia ser, pois é o meu clube (GCF) que vai realizar a 2° Mão em V.N. de Poiares em Setembro.

 

 

No Domingo com as energias mais em alta, realizei a prova de distância longa.

Esta ditância é a que me agrada mais, e tendo em conta que tinha recuperado as horas de sono, estava bastante confiante.

Comecei novamente muito rapido nos primeiros 4 pontos, o terreno convidava a isso pois era de progressão muito rapida (não tinha vegetação rasteira) apesar do constante sobe e desce.

Cometi poucos erros, cometi apenas um grande erro no qual perdi 2min.

O traçado tinha 7,8 Km e com 320m de desnivel acumulado!!!!!! Apesar de achar que foram muitos mais os metros de desnivel.

 

Terminei em 2° lugar a etapa, com 1h10'56'', em que o atleta que venceu nem sequer era espanhol ou portugues.

 

Na geral fiquei em 2° lugar sendo o 1° entre os atletas Ibéricos. Fiquei contente pelo resutado tendo em conta as 7H de viagem e as 2 noites anteriores perdidas.

 

 

 

Eram mapas pouco técnicos, em que a dificuldade maior era mesmo transpor os montes, por vezes tinha colinas com mais de 200m em que subiamais de 50m de altitude.

 

Fisicamente e técnicamente encontro-me bem, estou neste momento a ganhar o ritmo fisico e psicologico para que em França (EYOC2012) em Julho nada falhe.

 

Este podio voltou soube-me muito bem, e voltei a sentir a sensação de orientar bem e a grande velocidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Contacto

Samuel Leal

Portugal

Samuel Matos Leal

Nascimento:  20/3/1994

174 cm

57 Kg

Pé: 43

Veste: S