Terminei a Primeira etapa do circuito AX Trail

05-03-2012 17:40

A etapa que decorreu este Domingo, com partida às 10H em Foz de Alge e com a chegada à Ferraria de s.João.

32Km com 1400mD de puro trail running.

 

Descrevo esta minha estreia nestas distâncias com uma sensação muito boa. Trilhos técnicos, subidas boas, descidas muito dificeis, a natureza daquela zona é tão densa e espantosa que por vezes parecia que estava a correr na floresta tropical. Com o tempo humido (nevoeiro e aguaceiros) ainda dava mais essa sensação. A organização esta de parabens!!

 

Falando agora mesmo da prova em si:

Entrei mais com o espirito de aproveitar a experiência, treinar, e curtir os trilhos. A partida começou lenta, mas logo apartir dos 500m o pessoal começa a puxar o ritmo, para a casa dos 3'40'' km. Como até aos 15Km o percurso era quase todo plano o ritmo era relativamente elevado, a unica dificuldade nessa parte era mesmo não cair ao tropeçar ou escorregar numa pedra qualquer que estivesse humida. No primeiro abastecimento não parei, pois ainda tinha agua no meu bidom e barras energéticas geis concentrados. Até aos 15Km estive sempre o no grupo perseguidor (grupo constituido por mim, e por mais 5, incluindo o atleta que iria ser o 3° classificado). Aos 10Km como ja estava com uma grande ferida no pé, fui forçado a parar ao km15, e até aproveitei para ajustar o casaco que tinha atado à cintura, nessa altura devido à minha paragem forçada deixei seguir o grupo onde estava inserido.

 

Continuei o caminho sempre a um ritmo confortavel, olhei para tras e vinham dois atletas, fui com eles sempre até ao 2° abastecimento (Km20), nessa altura ja tinhamos feito uma boa subida, comi um bocado de banana, um copo de agua e de cocacola. Depois seguimos..... até que havia uma descida no minimo perigosa e bastante técnica. Deixei seguir os atletas que iam comigo, e fui no meu passo.

 

Chegado o Km 22, estava sozinho, sabia que ainda faltavam 10km, estava com algumas dores nas ancas, que sofriam bastante devido aos impactos nas descidas, devido a isso fui obrigado a desistir um pouco da ideia da boa classificação, pensei:"fiz o que tinha de ser feito, estou no top 15, por isso agora é so dar o que sobrar e ir com calma".

 

Sabia que os proximos 7km iriam ser sempre a subir até aos 750m de altitude, por isso tentei-me guardar um pouco, e a grande parte foi feita a andar, mas por mais incrivel que pareça, eu não conseguia quase correr no plano mas nas subidas conseguia impor um ritmo bastante interessante relativamente aos outros atletas, tudo o que era a subir parecia ser a descer!!!!

Ao Km 25 tive duvidas no traçado do percurso, pois não estava a ver a fita, so ai perdi mais de 1 minuto. Continuei e tal, e devez em quando la passava um atleta por mim, e eu nem forçava muito para os seguir, pois sabia que o pior ainda estava para vir.

 

Ao km27 o ultimo abastecimento, mais um pedaço de banana, agua, mais agua para o bidom, ai ja nem falava com o pessoal dos abastecimentos tal era o adormecimento cerebral!!!???!!!!

A pior parte da subida começou ai, as rochas escorregadias dificultavam um pouco a tarefa, mas segui a bom ritmo por ai a cima.

Chegado ao cume, uma descida com 1,5 Km até à meta, desci, desci, desci, até que a 500m do fim enganei-me no cruzamento e virei para a direita, perdi mais 1 minuto, logo ai o grupo a que eu tinha dado muita vantagem na subida, ganhou algum tempo na descida em relação a mim, e quando me enganei apanharam-me. nesse momento perdi 2 posições.

 

Terminei em 19° em 190 atletas. com 3H e 39min, com a particularidade de ser de longe o mais novo participante. (O primeiro fez cerca de 2H e 50min)

 

A experiência foi mesmo muito boa, em termos técnicos ainda tenho muito para melhorar (mas tambem este percurso deve ser um dos com maior dificuldade técnica em Portugal!!). Em termos fisicos apesar de aos 22 Km começar a fraquejar um pouco até nem achei nada de sobre humano, tirando as bolhas e feridas nos pés fisicamente estou bem e pronto para outra.

 

Se conseguir e se o meu plano de treinos estiver para ai virado, talvez participe em mais um trail (talvez deste circuito) até ao Verão.

A organização como ja referi anteriormente esta de parabens, apenas gostava que o percurso em vez de ter uma grande subida, tivesse logo uma outra tambem grande nos Km's iniciais. Ou seja o que eu gosto é mesmo de subir!!!!!

 

Comparando com a minha anterior experiência deste tipo de provas, em França a prova era totalmente diferente, era sempre a subir e a distancia era menos de matade desta, o que eu notei mesmo de diferente era o tipo de rocha, em França, nos Alpes, a rocha mesmo que molhada agarra às sapatilhas enquanto que nestas serras de xisto as sapatilhas patinam nas rochas como se estas tivessem manteiga.

 

Terminei....................

 

 

 

 

Contacto

Samuel Leal

Portugal

Samuel Matos Leal

Nascimento:  20/3/1994

174 cm

57 Kg

Pé: 43

Veste: S