Portugal "O" Meeting 2012 FIM

23-02-2012 18:08

Escrevo apenas dois dias depois de terminada esta magnifica competição, pois tive a necessidade de refletir durante bastante tempo tudo o que aconteceu.

Competição esta realizada em Viseu e Satão, 4 dias, 4 etapas + 1 sprint noturno, cerca de 1800 participantes sendo a maior parte estrangeiros, atletas de todas as idades e gostos, e ainda a presença dos melhores atletas séniores do Mundo, de orientação pedestre.

 

1° Dia- Etapa de distância longa  -  Entrei super motivado, entrei bem para o primeiro ponto, mas logo no segundo cometi um erro que me fez perder mais de 5 minutos e correr mais de 1Km escusadamente.  Quando cheguei ao fim senti que tudo me tinha corrido bem, menos o 2° ponto. Terminei com o 1° lugar de portugueses e 5° lugar da geral. Depois de ja ter recuperado e ter feito a descompressão, falei com o meu treinador, ele e eu estavamos satisfeitos com o meu desempenho, mas ficou aquele amargo na boca pois sabia que podia ter terminado em 1° lugar da geral se não fosse a minha precepitação naquele 2° ponto. E desejei que alguem me tivesse filmado no meio do mato, pois parecia que estava endiabrado, nunca tinha corrido com tanta agressividade num terreno daqueles, cheio de calhaus e pedras afiadas e com um desnivel bem assentuado. Nesta etapa podia muito bem ter partido um pé ou cair e partir-me todo!!!!!!

 

Sprint Noturno  -  Entrei com o espirito de gerir o esforço, pois sabia que ainda tinha 3 etapas nos 3 dias seguintes, e estas sim a doer.

                         Geri, geri, geri, cometi 2 ou 3 erros de menos de 10 segundos cada um. Até que mais ou menos a 1/3 do sprint, decidi engatar a 6V, pois sentia-me bem, e là fui eu todo contente, até que a caminho do 16° ponto (antepenultimo) mandei uma queda ao virar numa esquina, tinha gravilha de granito no chão. Disse 4 ou 5 palavrões, levantei-me, olhei para a perna e segui ( isto tudo em menos de 10s ).   Quando cheguei ao fim e vi o meu tempo, mais de 18min, até nem pensei que estivesse bem classificado. Bem no final a minha perna esquerda (principalmente do joelho para baixo) era so sangue e pele queimada.  

Tirando a dor que tinha na perna devido aos fermentos, fisicamente e psicologicamente estava bem.

Acabei com o 1° lugar em H18 neste sprint noturno, lugar que não estava nada à espera de vir ter.

 

 

2° Dia - Etapa de distância média  -  Acordei fisicamente bem e pronto para mais uma etapa, sabia que o mais importante era tentar manter o mesmo performance do dia anterior. Voltei a entrar bem no mapa, mas faltou-me velocidade de progressão e de leitura, num mapa em que a vegetação densa e elementos rochosos era uma constante. Os principais erros deveram-se às diversa hesitações que cometi.....       Acabei por ser o 7° da geral e 4° portugues. Cheguei ao fim e não estava cansado, pois quase não deu para correr devido às minhas falhas técnicas.

 

 

3° Dia  -  Etapa de distância média -  Desta vez um mapa diferente e por sua vez um terreno também diferente. Voltei a entrar bem no mapa, mas a baixa velocidade de leitura, e o erro técnico em pelo menos 2 pontos fez-me quebrar muito o ritmo.   Esta etapa sinceramente não tem muito que contar.   Apesar de ter corrido bem e de ter sido quase sempre certinho, faltou-me aquela garra da etapa do 1° dia.

Terminei em 10° da geral e 4° portugues.

 

 

4° Dia -  Etapa de distância longa  -  Acordei fisicamente bem. Comecei a prova traquilo, tentei não errar logo nos primeiros dois pontos, e depois continuei a minha prova tentando forçar sempre um pouco mais o ritmo. A prova no geral correu bem, apenas penso que podia ter feito melhor em 2 pontos onde perdi cerca de 3 a 4 minutos. Claro que dà sempre para melhorar em todos os pontos, mas o mais fàcil é corrigir os grandes erros.......

Terminei em 8° da geral e 2° portugues.

 

 

Resumo Final dos 4 Dias:  Gostei dos mapas, da organização, do ambiente,....  Fisicamente, recuperei sempre muitos bem dia apos dia. Apenas senti um pouco de falta de força para trepar as rochas no 2° dia, talvez devido ao esforço da Longa do dia anterior em que rebentei comigo, e também ao acomualar de Km com o sprint noturno. Técnicamente estive bem melhor do que pensava estar nesta fase da época, tendo em conta o tipo de terreno (rochoso), nas etapas longas estive técnicamente muito superior do que nas etapas de distância média. E mesmo nas longas estragava as minhas médias ao Km sempre apenas num ou dois pontos.

Retiro deste POM que eu e os restantes atletas do meu escalão estamos com um nivel de competitividade superior ao do ano passado, com a entrada de mais 3 ou 4 atletas que melhoraram em muito o seu desempenho na orientação pedestre.

 

De mim retiro que ainda tenho de melhorar muito, e que até Junho/Julho ainda posso, principalmente técnicamente, pois ainda tenho uma margem de progressão muito grande nesse campo.

 

Resultados Finais do POM: 5° da Geral ( 2° Portugues)     e      1°lugar no sprint noturno      tudo em H18

 

Contacto

Samuel Leal

Portugal

Samuel Matos Leal

Nascimento:  20/3/1994

174 cm

57 Kg

Pé: 43

Veste: S