Descobri em mim algo estranho......

27-03-2012 18:45

Este fim de semana, nos Camp. Ibéricos em Cordoba, confirmei algo de que desconfiava à algum tempo.

 

Sou um atleta super leve tenho 174 cm e apenas 58 Kg, isto são factos. Sempre fui magro, mas desde que faço orientação e o volume de treino foi aumentando, perdi uma grande percentagem de gordura corporal (mesmo não tendo muita). Esse peso perdido foi ao mesmo tempo compensado pelo peso ganho em massa muscular (principalmente pernas e core). Assim manti o mesmo peso desde à dois anos.

 

Essas caracteristicas sempre fizeram de mim um bom trepador, quando tinha 14 anos e subi pela primeira vez até aos 1600m da Serra da Estrela em bicicleta de estrada ja me sentia bastante à vontade. Havia quem disse-se que parecia o Richard Viranque a subir, o estilo era idêntico. E a verdade é que quando subo de bicicleta, parece que ela me puxa para cima. Quanto mais Igreme a subida era, maior se notava a diferença de esforço entre mim e a pessoa que me acompanhava.

No Ori-BTT, fisicamente onde tirava mais vantagem era precisamente nas subidas.

Na prova deste fim de semana as subidas que eram enormes e super igremes, não foram para mim uma dificuldade, foram um prazer. Ia a subir e passava pelos outros atletas, um deles olhou para mim quando ia numa das maiores subidas com uma cara do género "Este tipo deve estar a gozar comigo!!"

Que gosto de subir seja de bicicleta ou a pé, e que secalhar tenho boas qualidades para o fazer bem, até ai ja eu tinha chegado.

 

 

Agora descer bem e depressa??? Eu???

 

De bicicleta tenho algum receio, admito, e prefiro não arriscar.

A correr à uns meses atras também não era o meu forte, mas a verdade é que tenho treinado bastante as descidas igremes e técnicas.

 

O resultado começou agora a surgir, sinto-me rapido e técnicamente estou a ficar apurado. Nas descidas pouco inclinadas como por exemplo em provas de corta mato, ja sabia que tirava sempre alguma vantagem, de uma grande passada, sinceramente não sei muito bem como faço.

 

Mas nas descidas mais igremes e técnicas estou agora a descobrir um novo potencial em mim. Com algum treino e acumular de provas de trailrunning e orientação tenho desenvolvido um estilo proprio de passada e de todo um movimento de braços e tronco que me permite descer a grande velocidade e sem grandes riscos.

 

Este fim de semana na etapa de distância longa, consegui tirar muito proveito de ter desenvolvido esse meu aspecto, pois o terreno era bastante acidentado.

 

 

Contacto

Samuel Leal

Portugal

Samuel Matos Leal

Nascimento:  20/3/1994

174 cm

57 Kg

Pé: 43

Veste: S