4 Dias do Minho (orientação pedestre)

05-05-2012 12:05

1° Dia - Campeonato Nacional de Distância Longa:

Um dia que esperava à muito, era o titulo que mais gostava de ganhar, e estava determinado a dar tudo por isso.

Tal não foi possivel, 2 erros menores e um grande erro numa escolha de opção fizeram-me perder pelo menos entre 5 a 7 minutos.

Tenho treinado bastantes rampas, e nos meus treinos de 1H ou+ tenho feito pelo menos sempre 250m de desnivel positivo.

O 3° lugar também não é mau tendo em conta que era a primeira vez que disputava este campeonato.

Queria mais, mas foi um daqueles dias em que por mais que quisesse não dava mais.

 

2° Dia - Campeonato Nacional de Estafetas:

Um Domingo de festa, sem grandes pressões. A minha equipa era constituida por mim, pelo Ricardo Nunes (1996) e Inês Furet (1995).

Uma estafeta sem grandes condições para disputar o titulo com as outras equipas em condições normais, mas estavamos firmes em dar o nosso melhor, pois a desclacificação de uma qualquer equipa era sempre uma subida de posição garantida.

Parti em 1° chegando com o segundo melhor tempo (prova em que "pastei" com força), o Ricardo fez uma excelente prova ao manter a nossa posição, passado o testemunho à Inês restava esperar para ver o que dava. Ela fez o que tinha de fazer, técnicamente segura, mas não se podiam exigir que fisicamente tivesse tantos "cavalos" como os rapazes.

Terminamos assim na 3° posição, com uma rapariga numa estafeta supostamente masculina. 

 

Ainda tive tempo de realizar outra estafeta substituindo uma colega que desitiu numa estafeta Popular sem carater competitivo!!!

 

 

3° Dia - Sprint Urbano em Caldas do Gerês:

Fisicamente sentime muito bem, mas acabei por fazer talvez uma das minhas piores provas de sempre, ao cometer erros de navegação, talvez pela minha enorme vontade de vencer que me acbou por afetar psicologicamente, algo que nunca me tinha acontecido com tanta "força".

Era um dia não para esquecer mas sim para relembrar para todo o sempre, pois se houve dia em que aprendi mais sobre psicologia no desporto, foi este o dia!!

 

 

4° Dia - Distância média:

Estava decidido a não fazer uma prova sobre pressão, queria que fosse tudo de uma forma muito natural, como quando comecei a praticar orientação.

1 Hora antes da minha partida, ainda quis subir a um monte (com 1000m altitude), fui sozinho, tentando descobrir caminho serra acima. Acabei por fazer mais de 6Km a correr pelos trilhos de cabras chegando quase ao topo, tendo uma vista magnifica sobre toda a area de competição. Não me cansei por ter feito este passeiozinho, apenas me deu um enorme gozo num dia em que queria que fosse tudo diferente do anterior.

 

Acabei por realizar a minha prova tranquilo, cometendo 2 erros que me custaram a perda do 1° lugar, mas pelo menos diverti-me imenso encosta acima e encosta abaixo, a subir estava forte, mas as descidas super técnicas impostas pelos calhaus, pedragulhos, pedras e pedrinhas.... deram-me um gozo ainda maior. Eu desconhecia esta qualidade em mim, pois antes tinha receio de cair, mas agora pareço um "animal" monte abaixo usando a agilidade das pernas e ancas. No final da prova estava feliz pela minha parte fisica, pois isso indica que no EYOC se conseguir realizar uma boa parte técnica penso que tudo é possivel!!

Houve uma descida com cerca de 400m em que penso ter conseguido em partes realizar quase 180 passos por minuto o que indica que a minha técnica a descer se tornou bastante apurada se me aperceber disso.

Acabei com um 2° lugar.

 

 

Geral: na geral dos 4 dias do Minho fiquei em 2° lugar, que apesar não ter sido como eu queria que fosse, deu para aprender mais algumas coisas rumo ao Campeonato da Europa (EYOC)

Contacto

Samuel Leal

Portugal

Samuel Matos Leal

Nascimento:  20/3/1994

174 cm

57 Kg

Pé: 43

Veste: S